Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Constipações

COMA E BEBA
• Fruta, que fornece vitamina C.
• Ovos, carne vermelha e ostras, que fornecem zinco.
• Alho e cebola, que actuam como descongestionantes naturais.
• Líquidos, para evitar a desidratação.


A alimentação pode ser uma das melhores defesas contra as constipações. Uma dieta equilibrada, que inclua muita fruta e legumes frescos fortalece o sistema imunitário e protege das constipações.
No entanto, continua a não haver tratamento eficaz para o mal-estar da constipação, e o antigo ditado segundo o qual “ a constipação dura 30 dias se for tratada e 31 se o não for” pode ainda ser verdadeiro. Porém nos seus mais de 40 anos de pesquisa, a Unidade Britânica para o Estudo da Constipação descobriu que o zinco pode ajudar a reduzir a duração da doença. O zinco faz hoje parte de muitos medicamentos de venda livre, mas parece que nem todas as formas deste mineral são eficazes, e diversas experiências com suplementos de zinco não têm resultado. Entre as boas fontes alimentares de zinco, incluem-se o fígado (não comer durante a gravidez), a carne vermelha, os ovos e as ostras. A Unidade de Estudo aponta ainda o stress como um factor na susceptibilidade das pessoas à constipação.


A CONSTIPAÇÃO E A VITAMINA C
Em 1970, o bioquímico americano, Linus Pauling, galardoado com o Prémio Nobel, escreveu um livro revolucionário intitulado A Vitamina C e a Constipação, no qual afirmava que doses maciças desta vitamina poderiam diminuir a intensidade e os sintomas da doença. Conquanto não existe provas clínicas que apoiem esta teoria, muitas pessoas tentaram o tratamento pela vitamina, achando-o eficaz. Não será certamente prejudicial a quem quiser experimentar esta “cura” tomar um suplemento de vitamina C em doses moderadas durante um curto período de tempo. Aos primeiros sinais de constipação, tome 2-3 gramas de vitamina C, ou o seu equivalente em comprimidos, por dia durante uns sete (7) dias. É importante notar, contudo, que não se devem tomar doses muito grandes de vitamina C (mais de 4 gramas por dia) por períodos mais longos devido à probabilidade de causarem pedra nos rins. O excesso de vitamina C pode ainda ter outros efeitos adversos, como dores de cabeça, perturbações do sono e distúrbios abdominais. As mulheres grávidas não devem tomar doses exageradas de vitamina C – ou de outra qualquer – devido ao perigo que daí pode advir para o feto.

COMO SE APANHA UMA CONSTIPAÇÃO
As constipações e as gripes são provocadas por infecções virais (mas de 200 vírus) e são extremamente contagiosas. Tossir ou espirrar num espaço fechado são meios fáceis de propagar uma infecção, pois o muco no nariz e garganta do doente está cheio de vírus. Estes vírus podem sobreviver horas em objectos como maçanetas da porta e telefones, pelo que vale a pena lavar frequentemente as mãos se estiverem perto de uma pessoa constipada. O stress, o cansaço, as doenças crónicas ou a depressão, ao diminuírem a resistência, aumentam a susceptibilidade à infecção. Ficar molhado ou estar numa corrente de ar podem causar um arrefecimento do corpo, mas não uma constipação.