Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Ementa contra o Alzheimer

O Mal de Alzheimer, Doença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer é uma doença degenerativa actualmente incurável mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família




Foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos em vários países, sendo mais de duas vezes mais comum que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente. Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos mas sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.






Para Patrick Holford, autor de "Alzheimer, Plano e Prevenção" e director do Brain Bio Center, no Reino Unido, Este é o menu diário que protege o cérebro:
• Uma colher (sopa) de frutos secos (amêndoas, avelãs, castanhas do pará) e de sementes (linhaça, sésamo, abóbora, girassol ou cânhamo).

• Quatro porções de cereais integrais ou leguminosas: lentilhas, feijão, grão; arroz, aveia, milho ou trigo integral (cozidos, em pão e massas).

• Três ou quatro porções de fruta, incluindo frutos vermelhos.

• Para mulheres: duas porções de proteína de origem animal (carnes magras e peixes) ou vegetal (leguminosas).

• Reduza a cafeína e o alcool, evite açúcar, alimentos refinados e gorduras saturadas.

• Duas ou três vezes por semana: uma porção de sardinha, salmão, sarda ou atum.