Dicas e sugestões para uma alimentação saudável

Dióspiro

Com 58 calorias por 100 gr, os dióspiros são ricos em potássio e vitamina C. Originário do Oriente, o dióspiro, também conhecido por damasco-do-japão assemelha-se a um tomate alaranjado. Sumarento de sabor agridoce e adstringente, deve ser consumido bem maduro, devendo apresentar uma polpa bem mole. Verde é excessivamente adstringente sendo mesmo conhecido por deixar na boca uma desagradável sensação de aspereza. O mais vulgar é comer os dióspiros ao natural com o auxílio de uma colher, mas permite ainda preparação de compotas, doces e sorvetes...

Vantagens e desvantagens
Devido ao seu elevado teor de hidratos de carbono, principalmente daqueles com absorção rápida, o consumo de diospiro deverá ser moderado pelo aporte energético e pelas alterações de glicemia (nível de açúcar no sangue) que podem provocar.

Quando a pectina, uma fibra solúvel encontrada nas frutas, chega ao intestino sofre um processo de fermentação que liberta ácidos gordos de cadeia curta. Estes são responsáveis pelos efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente no controlo da glicemia e dos níveis de colesterol no sangue, ajuda no processo inflamatório na parede do intestino e promove uma flora intestinal mais saudável.

O potássio é importante para a tensão arterial, para o equilíbrio dos fluídos do corpo e para a contracção muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio, que poderá ser benéfico no caso de gota e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de potássio, como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito.

Os carotenos são transformados em vitamina A depois de absorvidos pelo organismo. A vitamina A é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela recepção de luz na retina dos olhos. Além disso, é importante para uma pele saudável, no crescimento, desenvolvimento ósseo e para a reprodução.

Como comprar e conservar
Escolha dióspiros que ainda conservem o pedúnculo e o cálice. Manipule com cuidado porque tem uma pele muito sensível a danos físicos. Poderá optar por comprar o fruto ainda duro e deixar amadurecer em casa, visto que o processo de amadurecimento é rápido e pode ainda ser acelerado se for colocado junto de outras frutas, como a banana. Evite os danos na pele e o amadurecimento excessivo porque nessa altura a pele tende a quebrar-se e poderão desenvolver-se assim bolores na superfície.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível) - Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Energia - 58 cal
Água - 82,6 gr
Proteína (g) - 0,6 gr
Gordura - 0 gr
Hidratos de carbono - 14,8 gr
Fibra - 1,5 g
Caroteno - 177 μg *
Potássio - 228 mg

* μg = microgramas e mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.